Whats App

Food Truck – Entenda essa tendência

- por Cenografia 3D.

Food Truck - Entenda essa tendência

Se você acompanha as novas tendências da gastronomia mundial, provavelmente já ouviu falar no Food Truck. Que tal ler o nosso artigo de hoje para entender um pouco mais sobre essa nova mania da alimentação de rua?

O que é um Food Truck?

O Food Truck é um estilo de alimentação de rua, de origem tipicamente americana, porém também praticada em outros lugares do mundo. Os pequenos restaurantes são elaborados dentro de uma van ou mini caminhonete, que são estacionadas nas ruas das grandes metrópoles americanas com o objetivo de fornecer uma comida rápida, prática e de alta qualidade, com preços acessíveis.

Você deve estar pensando que esse estilo de alimentação já é praticado aqui no Brasil, com os carrinhos de cachorro-quente, macarrão ou outros alimentos rápidos que servem várias pessoas na porta de faculdades, estádios de futebol ou boates, porém o Food Truck trabalha com um conceito diferente e mais bem elaborado de seus pratos. A tendência, que chegou ao Brasil no final de 2013, tem ganhado enorme destaque no mercado gastronômico atual.

Quem criou o Food Truck?

Os Food Trucks começaram a aparecer nas ruas das grandes cidades dos Estados Unidos e Europa no ano de 2009, logo após a crise econômica que atingiu todo o mundo. Com a falta de clientes para encher seus restaurantes, grandes chefes e empreendedores foram obrigados a migrar para as ruas para vender seus alimentos elaborados a preços mais confortáveis para a população, com o objetivo de faturar e recuperar suas economias. O que era para ser uma alternativa momentânea para a crise que o mercado alimentício enfrentava, vem se tornando uma tendência obrigatória nas ruas das grandes cidades em todo o mundo.

No Brasil, os Food Trucks começaram suas atividades em São Paulo, primeira cidade a criar uma legislação específica para esse tipo de comercialização de alimentos. Hoje já é possível encontrá-los em cidades como o Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Quais as principais características dessa nova tendência?

Identificar um Food Truck é muito simples. As características mais marcantes desse estilo de alimentação itinerante são vans ou caminhonetes bem decoradas, que trabalham com um cardápio elaborado de refeições práticas, saborosas e de preços que são confortáveis ao bolso do consumidor. Geralmente esses Food Trucks são liderados por chefs de cozinha e pessoas que estudam e dominam técnicas culinárias específicas.

Quais os benefícios em relação a outros negócios voltados para a alimentação?

O grande atrativo dos Food Trucks, quando comparados a restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios, é a sua capacidade de migrar por toda a cidade em busca de clientela diferente e promovendo a divulgação de sua marca e trabalho. O baixo investimento e baixo custo de manutenção do serviço também tem atraído os chefs e empreendedores que são apaixonados com a culinária.

Por que esse estilo de alimentação tem ganhado espaço nas capitais do país?

O segredo do sucesso do Food Truck é muito fácil de entender. Os clientes têm buscado, cada vez mais, alternativas de alimentação que sejam capazes de oferecer praticidade, bom preço e criatividade por um preço justo. O baixo custo de produção e de manutenção das refeições produzidas em Food Trucks permite que os chefs e cozinheiros possam preparar pratos com alta qualidade e sabor, por preços que cabem no bolso da grande maioria dos clientes.

Com o rápido crescimento do mercado de Food Trucks, parece que essa tendência, que chega agora ao Brasil, realmente veio para ficar. O que você pensa sobre esse assunto? Já conheceu algum Food Truck antes? Deixe seu comentário!

 

Tags: ,