Whats App

Como surgiram os food trucks?

- por Cenografia 3D.

Como surgiram os food trucks

Se você frequenta as ruas das grandes cidades do Brasil e do mundo já deve ter percebido a presença cada vez maior dos food trucks no universo gastronômico. Essas pequenas vans e caminhonetes de comida sofisticada conquistaram o coração dos apaixonados com uma culinária simples, prática e saborosa. Mas se engana quem pensa que os food trucks são uma invenção do século XXI.

No post de hoje vamos contar um pouco mais sobre a história desse estilo de alimentação e explicar como eles se tornaram um sucesso no Brasil! Confira logo abaixo!

Os primeiros food trucks americanos

A onda do food truck começou nos Estados Unidos, ainda no século XIX, quando em 1872, um homem chamado Walter Scott, habitante da cidade de Providence, começou a vender tortas e sanduíches em sua caminhonete para trabalhadores de uma fábrica local. A comida, oferecida pelo dono da caminhonete, era barata e rápida e se tornou um sucesso instantâneo na região. Em pouco tempo outros empreendedores da época começaram a trabalhar a ideia de vender suas comidas em caminhonetes espalhadas por várias cidades do país.

Se você já visitou os Estados Unidos, deve saber que os food trucks foram, por muito tempo, sinônimo de comida barata e de baixa qualidade, já que era muito fácil encontrar as tradicionais vans de cachorro quente, pretzel, pizzas e outras comidas rápidas e gordurosas nas ruas de cidades como Nova York e Chicago. Entretanto, foi a crise de 2008 que possibilitou uma mudança desse mercado gastronômico, já que muitos chefes de cozinha que foram forçados a fechar as portas de seus restaurantes, migraram para a rua, para produzir comida de qualidade em porções mais baratas e despojadas. O resultado foi arrebatador e, desde então, os food trucks estão em alta no mercado.

A chegada dos food trucks ao Brasil

Os food trucks também começaram a chegar no Brasil no ano de 2008, com seus primeiros modelos circulando por alguns eventos na cidade de São Paulo. Como ainda não existia regulamentação para o funcionamento desse tipo de estabelecimento nas ruas da capital paulista, por muito tempo os food trucks só eram utilizados em festas e eventos particulares ou públicos na cidade, ou de maneira clandestina.

A partir de 2013, não só São Paulo, mas outras grandes capitais do país, como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, começaram a trabalhar para desenvolver suas próprias legislações para o funcionamento dos food trucks nos bairros e ruas das cidades. O resultado é que hoje o food truck é um dos ramos da gastronomia que mais cresce, por atrair novos empreendedores e chefs interessados por elaborar projetos itinerantes.

O segredo do sucesso dos food trucks

Não é difícil imaginar porque os food trucks se tornaram um sucesso praticamente instantâneo nas ruas do país. O estilo de alimentação prática e descolada conquista boa parte dos jovens, que também são atraídos pelo baixo preço e alta qualidade de sabor. A possibilidade de circular por vários pontos da cidade em busca de nova clientela permite que o empreendedor aumente seus lucros e elabore melhor a sua estratégia de venda ao longo da rotina de trabalho. O food truck é ainda considerado um investimento de baixo custo, especialmente se pensarmos em contraste com outros modeloes de negócio do ramo gastronômico.

Atenção com a legislação das cidades

Apesar de ser uma área da gastronomia que está em franco crescimento, é preciso ter muita cautela na hora de decidir adquirir um food truck e abrir o próprio negócio, já que nem todas as cidades brasileiras permitem esse tipo de comércio em suas ruas. Como ainda é uma tendência recente, é natural que as cidades comecem a elaborar legislações específicas para regulamentar seu funcionamento, mas é preciso conferir se o local que você pretende trabalhar já permite esse tipo de serviço.

Você pretende investir em um food truck? Conhecia a história desse tipo de empreendimento? Deixe seu comentário!

Tags: ,