Whats App

Qual é a importância da cenografia para a sua empresa?

- por Cenografia 3D.

Qual é a importância da cenografia para a sua empresa

Deixar uma loja preparada para receber o cliente faz com que pensemos em conceitos e planejamentos que farão ele se identificar com a marca e proporcionar bem-estar. Uma estratégia que vem crescendo nos pontos de vendas é a utilização da cenografia temática como um convite para a experimentação. O conceito de marketing cenográfico está em alta e você pode — e deve — aplicá-lo à sua realidade.

Seu ponto de venda é atrativo para seus clientes? Considerar todos os elementos do ambiente é fundamental para garantir que a imagem da sua loja seja realmente adequada ao seu público-alvo e ao seu posicionamento de marca. Nesse post você entenderá o porquê.

Ambientação de ponto de venda

Algumas marcas têm construído lojas inteiras como cenários. Tudo para chamar a atenção do público. A M&M’s, por exemplo, tem a sua loja M&M’s World toda ambientada com seus produtos, transformando-a em um verdadeiro “mundo de M&M’s”: são paredes do teto ao chão com tubos de chocolate, fazendo com o que o consumidor interaja com os produtos e com a marca.

Qualquer espaço institucional deve ser considerado como uma poderosa ferramenta de comunicação e deve ser trabalhado de modo a potencializar isso e trazer bem-estar ao consumidor. Quando você ambienta um setor, e lança Mao de uma cenografia temática, é mais fácil prender a atenção do consumidor e aumentar seu tempo de permanência no espaço, acionando os estímulos de compra.

De fora pra dentro

O estímulo ao consumidor vem da fachada para o interior da loja. Quando se cria um projeto de cenografia, fazendo toda a ambientação baseada em um tema e coerência com a marca, deve-se pensar em todo o espaço. Normalmente é a primeira imagem que fica, portanto, ao trabalhar a área externa da sua empresa o consumidor já começa a criar um laço com ela. A vitrine também faz parte da fachada e é através dela que o cliente desperta o desejo por algum produto. Os produtos devem estar dispostos de forma criativa, moderna, surpreendente, e inovadora.

Integrar, trazer bem-estar e gerar participação

Talvez este seja o principal foco da cenografia temática nas empresas. Esta abordagem tem como objetivo aumentar as vendas e criar um maior relacionamento com o público. Estimular o consumidor a criar relações e experimentar as propostas do seu produto, poderá significar uma perpetuação de marcas e produtos em um mercado cada vez mais competitivo.

Iluminação ajuda a valorizar

Um dos principais elementos da cenografia é a iluminação. Entrar em um local escuro ou claro demais é péssimo. A iluminação serve para valorizar cada produto, criando um ambiente mais propício para fazer negócios, dando uma sensação de conforto ao público. O segredo está em equilibrar a iluminação de modo que cada setor do ambiente receba a devida intensidade e direcionamento de luz. A iluminação é fundamental para que se obtenha um resultado agradável, seja para destacar partes do projeto ou dar um efeito mais clean.

A composição da luz artificial “branca”, aliada às luzes coloridas, gera uma repercussão que influencia diretamente no hábito de compra. Efeitos como a troca de luzes pode ajudar a despertar um maior interesse nos clientes, já que fica mais dinâmica e valoriza o projeto cenográfico temático. Importante ressaltar que cada tipo de loja requer um projeto e uma iluminação que leve em conta o produto comercializado e o perfil do público-alvo. Em uma joalheria, focamos no brilho, em uma loja de móveis, os acabamentos.

Mascotes corporativos

Um artifício bem comum para dar vida à uma loja temática é a presença de mascotes, personagens em tamanho real que interagem com as pessoas. Eles são responsáveis por complementar e dar vida ao projeto de cenografia, proporcionando uma comunicação lúdica e descontraída entre a loja e os clientes.

Climatização

Ter uma temperatura agradável no ponto de venda é fundamental para auxiliar na permanência dos clientes. A temperatura deve ser agradável de modo que as pessoas não precisem colocar uma blusa e nem tirá-la. Se você vender casacos, aí sim você pode usar uma temperatura um pouco mais fria para estimular o consumo. Ela também pode ser condizente com a cenografia temática da sua empresa.

Uso das cores na ambientação cenográfica

As cores fazem parte de todo o ambiente e devem estar de acordo com a sua marca. Deixar de usá-las ou utilizar cores que não condizem com o seu posicionamento e seus produtos não atrairá os clientes e nem criará uma relação intimista com eles.

Layout

Caixa, atendimento ao cliente, provadores… Tudo deve estar posicionado de forma a melhorar a experiência do cliente na sua loja. Um fluxo livre favorece a circulação e estimula que o cliente ande por toda a loja.

Ambientar o negócio só traz benefícios. Você já trabalha a cenografia temática na sua empresa? Compartilhes suas expectativas ou experiências com a cenografia através dos comentários.

No nosso site você poderá conhecer nosso portfólio e contar com a nossa ajuda para elaborar o melhor projeto de cenografia para o seu negócio. Confira!

Tags: ,