Whats App

O que é cenografia?

- por Cenografia 3D.

O que é cenografia?

Muito mais do que técnicas de ornamentação de palcos em teatros, a cenografia representa a concretização da organização de todo um espaço através da união da decoração, aproveitamento de espaços, peças orgânicas e únicas, além e iluminação e outras técnicas de ambientação sensoriais. Antigamente a cenografia era tratada apenas nas artes, hoje, podemos trazê-la para a nossa realidade.

Geralmente utilizada no que chamamos de “loja conceito”, a cenografia é responsável pela criação de ambientes lúdicos — inspirados, principalmente, em parques da Disney —, buscando sempre levar toda a magia que seu negócio pode oferecer para seus clientes.

No post de hoje, você entende como!

De onde vem a cenografia?

Tudo começou com o teatro na Grécia Antiga. Criar cenários para as peças apresentadas e adaptar as decorações para cada cena deram início ao que conhecemos hoje. O conceito de cenografia pode remeter à perspectiva que damos a um objeto através da delimitação de um espaço.

Transformando realidades

A cenografia é responsável por criar todo o cenário de um espaço. Através da cenografia, ele transforma em realidade tudo o que foi imaginado para aquele local. Os elementos são utilizados para criar algum tema, contando uma história. Todo o imaginário pode ser concretizado através da cenografia.

Para criar a cenografia de um ambiente é preciso ir além do senso comum, entrar em um mundo de magia e transformar aquele ambiente em algo realmente fantástico — colocar todas as fantasias e desejos que a empresa permite em um ambiente limitado, aperfeiçoando as experiências e percepções do cliente a respeito da sua empresa.

O espaço

Seja uma sala, um jardim ou sua empresa por completo, este será o primeiro elemento a ser considerado em um projeto. Saber o que cabe em cada lugar, o que deverá ser evidenciado, aonde cada coisa vai e sua disposição são os primeiros passos para dar realismo à sua criação. A partir disso, o processo de criação pode encontrar as formas mais incríveis de demonstrar às pessoas os valores que se deseja transmitir.

Quando falamos em espaço, devemos considerar todo o local, do teto ao chão e até as paredes. Dessa forma seu trabalho de cenografia não terá furos.

Ambientação

Para compor a sua cenografia é preciso pensar em cada detalhe que será utilizado. A decoração e os adereços utilizados para ilustrar uma realidade devem ser condizentes e complementares. Uma árvore, por exemplo, pode dar ideia de ar livre. Um painel com desenhos de casas, a ideia de uma cidade. Animais, a ideia de uma fazenda. E assim por diante, sempre de forma conectada com o objetivo que se queira demonstrar.

Todos os detalhes devem ser pensados e é exatamente isso que vai fazer com que as pessoas se conectem com a sua composição na cenografia, remetendo à realidade ou ao imaginário.

Iluminação

Apesar de não ser um elemento principal na cenografia, trabalhar a iluminação é importante para dar mais veracidade ao ambiente que está sendo criado, além de, em alguns casos, melhorar a visibilidade de produtos e itens específicos no local.

Através do jogo de luzes, iluminando alguns objetos e outros não ou utilizando algumas cores nas lâmpadas é possível destacar o que for conveniente. Hoje as técnicas de iluminação e os tipos de material usados são bem modernos.

Cenografia empresarial

Os projetos de cenografia podem — e devem — ir além das artes cênicas. Ao utilizar este conceito na sua empresa, no seu ponto de venda, em uma festa ou em um stand de feira, você conseguirá criar um ambiente mais intimista, trazendo o seu público alvo para mais perto do que está sendo apresentado.  É tudo uma questão de promover ao seu público uma experiência diferenciada e memorável.  Para isso, é fundamental contar com o apoio de uma empresa especialista em cenografia e que esbanje em criatividade e qualidade, para que seu projeto alcance suas expectativas e surpreenda seu público.
Trabalhar bem todos os três elementos te proporcionarão um projeto cenográfico bem interessante. Você conhecia esse conceito de cenografia? Você já aplicou a cenografia em algum projeto? Compartilhe através dos comentários suas experiências.

Tags: , , ,