Whats App

Escola infantil: como investir na ambientação

- por Cenografia 3D.

ESCOLA INFANTIL: COMO INVESTIR NA AMBIENTAÇÃO

As crianças são extremamente visuais — tanto que é muito comum vê-las contando fatos e histórias através de desenhos ao invés da escrita — e é possível aproveitar-se disso para melhorar a qualidade do aprendizado infantil. Confira aqui como investir na ambientação de escolas infantis e veja como usar a cenografia para estimular o aprendizado!

Cores: a importância do seu uso e o significado de cada uma

As cores, além de colorir desenhos e alegrar ambientes, também são capazes de expressar sentimentos e estimular a criança. Usar as cores certas pode sim influenciar consideravelmente no aprendizado das crianças. Conheça o significado das cores mais utilizadas pela criançada:

  • Amarelo: é uma cor expansiva, estimula a mente e a criatividade, está ligada à euforia e a espontaneidade e ainda representa luz, vida e poder. Como é uma cor que favorece também a intelectualidade, o amarelo pode ajudar aquelas crianças que tenham alguma dificuldade na aprendizagem. Sendo assim, é uma boa cor para ser utilizada nas salas de aula e em outras áreas da escola, só deve se tomar o cuidado para evitar os tons escuros e amarelo-mostarda, que são tons da cor que exercem um efeito negativo no cérebro.
  • Vermelho: a cor remete ao calor e a energia, é indicada para estimular crianças que sejam muito tímidas e introspectivas, a cor ajuda com que as pessoas se soltem mais e ainda é uma cor que favorece a força de vontade. No entanto, o vermelho não deve ser utilizado em excesso, pois dessa forma incomoda o sistema nervoso.
  • Laranja: é uma cor alegre cujo significado está equilibrado entre o amarelo e o vermelho. O uso da cor pode estimular a criança a liberar seu potencial de aprendizado e a se sentir mais confiante, além de estimular a sociabilidade, a criatividade e também a afetividade.

A importância do uso das cores se dá porque seu uso não é apenas decorativo, as cores também têm funções psicológicas — principalmente em pessoas tão visuais como as crianças. Levando em conta que toda a atividade humana é influenciada pelos aspectos físico, mental e psíquico, o uso adequado da ambientação, da decoração e das cores permite projetar ambientes mais confortáveis, mais seguros e mais eficazes para o ensino.  É muito importante que o ambiente seja ainda capaz de estimular a criatividade e a socialização das crianças.

Como implementar a cenografia na escola:

Assim como a criançada é cheia de criatividade, basta você também abrir a sua mente e deixar a criatividade fluir. Investir em várias cores e formas, não apenas nos objetos, mas também nas paredes, no teto, nas luminárias, nas portas e em todo o canto só tende a alegrar o ambiente e torná-lo muito mais estimulante para que as crianças se sintam à vontade.

Você pode tanto usar apenas uma temática infantil de algum desenho, filme infantil ou personagem adorado pelos baixinhos para transformar o ambiente, ou criar um ambiente temático com vários personagens concentrados, exatamente como na Disney. Com um bom projeto de cenografia é possível criar um mundo inteiro para as crianças, para estimular sua criatividade por meio de ideias que a atraem, como nos filmes e desenhos que elas gostam e seus personagens favoritos.

Outros fatores importantes ainda precisam ser levados em conta, como uma excelente iluminação e uma ergonomia bem planejada para as crianças, que estão em fase não só de aprendizado, mas também de crescimento. Por isso, merecem e precisam dispor de todo o conforto possível para terem um bom processo de aprendizado.

Quer saber ainda mais sobre ambientação de escolas infantis? Então deixe seu comentário!

 

Tags: , ,