Whats App

Brinquedoteca: transforme o espaço em um lugar mágico para crianças

- por Cenografia 3D.

Brinquedoteca: transforme o espaço em um lugar mágico para crianças

A partir da década 50 do século XX é que o brincar foi valorizado dada sua importância para o desenvolvimento infantil. Junto com a descoberta dos benefícios para a saúde e para a integridade das crianças, a criação das brinquedotecas visam proporcionar um ambiente regido pelo lúdico e pela imaginação. Mas como a criação de um ambiente voltado para as brincadeiras pode enriquecer e transformar o desenvolvimento das crianças?

Acompanhe o post e saiba porque hoje em dia elas são tão presentes em instituições e locais de ensino.

A importância da fantasia na formação do ser humano

Toda criança vive em um mundo de faz de conta, imersa em parâmetros de fantasia de construção de mundo. Se movem estimuladas pela alegria e pela criatividade. O brinquedo é uma referência à infância, vinculada à imaginação e à construção do mundo da fantasia. Ele traduz a realidade através de uma forma sensível de expressão. Ele preenche necessidades afetivas e motoras da criança, que de forma espontânea aprende a construir sua relação com o mundo nas esferas emocionais e motoras. Por isso a importância da qualidade dos brinquedos que se oferece à criança, assim como o tempo e espaço destinado ao brincar.

O lúdico no desenvolvimento infantil

O lúdico é um instrumento que facilita o aprendizado, promovendo o desenvolvimento das partes cognitivas, interativas, motoras e psíquicas através das brincadeiras. O lúdico está associado também ao comportamento humano, onde as situações de jogos e brincadeiras refletem situações reais absorvidas de modo natural pela criança. É através das experiências de vida é que as crianças desenvolverão suas percepções pelo mundo real, e ganhar as noções de autonomia e de individualização.

A brincadeira e a educação

Os jogos e as brincadeiras proporcionam aprender se divertindo. Além de lidar com desafios e questões da vida de modo mais leve e saudável. Por funcionar tanto para o desenvolvimento psicomotor quanto para as atividades intelectuais, são um poderoso aliado para os educadores dentro de sala de aula.

Contribuindo significativamente para a construção do pensamento, a brincadeira atua como uma ponte, através de ferramentas como a linguagem, o estímulo à socialização e à autonomia. Promovendo a iniciativa, a criança elabora melhor seu físico, assim como o lado emocional e intelectual.

Como a cenografia pode auxiliar as brinquedotecas

Sendo o brincar um instrumento tão potente na construção de ferramentas para lidar com a vida futura, é importante que esses ambientes proporcionem todos os benefícios causados pela brincadeira. Por isso, uma brinquedoteca deve ser um ambiente confortável e seguro, que estimule todas as potencialidades do brincar.

O projeto de cenografia de uma brinquedoteca deve ser projetado cuidadosamente, pensando em todos os pontos alcançados pela brincadeira. As cores promovem uma ação não somente decorativa, mas também atuando no lado psicológico e emocional das crianças. O amarelo, por exemplo, pode influenciar positivamente na concentração, causando melhor equilíbrio também nas emoções. O vermelho é uma cor mais intensa e mais forte, que estimula a energia vital psíquica e incentiva atividades de maior fisicalidade. Desde o mobiliário até o piso, a brinquedoteca pode ser elaborada utilizando a cenografia, pensando nos instrumentos pedagógicos, equilibrando um ambiente colorido e estimulante com um espaço neutro e de liberdade.

As brinquedotecas, além de auxiliarem na educação, também são uma ótima ferramenta para crianças de risco e doentes. Com muito carinho e cuidado, as brinquedotecas podem se transformar em verdadeiros motores de sensibilidade e construção de pensamento, proporcionando aquilo que há de mais precioso na formação do indivíduo na infância — o brincar!

Já investiu na cenografia da sua brinquedoteca? Gostou do post? Compartilhe suas experiências e suas dúvidas!

Tags: ,